A negativação indevida pode acontecer por algumas razões, confira abaixo.
QUANDO VOCÊ JÁ PAGOU A DÍVIDA E SEU NOME CONTINUA NEGATIVADO
Pense no seguinte cenário: você finalmente conseguiu quitar aquele débito que tanto tirava o seu sono, foi consultar seu CPF, mas ele ainda estava negativado. Você pagou a dívida e o nome continua sujo? Pode acontecer! Neste caso, o consumidor deve procurar pelos seus direitos.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de cinco dias úteis para o credor retirar o nome do cliente da inadimplência. A contagem começa a partir da data do pagamento da dívida.
Caso este prazo não seja respeitado, existem mecanismos que podem ser acionados para proteger o consumidor!
QUANDO VOCÊ NÃO CONTRATOU O SERVIÇO PRESTADO
Neste contexto, pode ser que você não tenha vínculo com a empresa e mesmo assim foi vítima da negativação indevida, por um serviço prestado por ela, mas que não foi contratado por você.
Considere que você seja cliente de determinada empresa de telefonia, e descubra que sofreu negativação por uma dívida com uma outra companhia, da qual não é cliente.
Sendo assim, a negativação também pode ocorrer por uma cobrança indevida, causada por uma empresa de que você é ou já foi cliente, mas por um serviço que não foi contratado.
QUANDO VOCÊ JÁ CANCELOU O CONTRATO
Ocorre quando você já cancelou determinado serviço, mas a empresa manteve a cobrança.
A empresa mesmo com o serviço cancelado, por uma falha, inscreve o seu nome em algum dos órgãos de proteção ao crédito.
Dessa forma, você tem o nome negativado indevidamente por um serviço que já foi cancelado.
A NEGATIVAÇÃO INDEVIDA GERA DANOS MORAIS
Caso você tenha o seu nome negativado indevidamente, cabe o pedido de indenização por danos morais.
O consumidor negativado é considerado como mau pagador perante as demais empresas e instituições financeiras, que pode acarretar as seguintes consequências:
Impedimento para liberação de crédito bancário e financiamento;
Impedimento para solicitação de empréstimos;
Rompimento de negócios que estavam em andamento;
Impossibilitar a compra em determinadas lojas;
Impossibilitar o aluguel de imóveis.
Ou seja, o consumidor fica impedido de realizar diversas transações.
Por isso, a justiça entende que a negativação indevida, dá ao consumidor, o direito de pedir a indenização pelos danos morais sofridos.
Seu nome foi ou está negativado indevidamente? Clique no botão WhatsApp abaixo, ou entre em contato através do e-mail: contato@barrosoesilva.adv.br teremos o maior prazer em lhe auxiliar.
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